quarta-feira, 16 de outubro de 2013

SÉRIES DA TV

SERIE: BONANZA




 Como tudo Começou: 
 No dia 12 de setembro de 1959, (este mês se completa exatamente 49 anos) no canal NBC da tv americana, estreava uma série que mudaria completamente o conceito das anteriores e do aspecto da televisão.
Hoss, Adam, Ben e Little Joe
 As inovações começaram pelo fato de ser o primeiro seriado de faroeste exibido a cores, ou seja, o comércio da tv colorida aumentou drasticamente. No ano se passavam diversas séries do mesmo estilo, tal como, de estilos diferentes (levando em conta que o forte da tv americana sempre foi de exibir seriados a maior parte do tempo). Mas o que impressionou os telespectadores americanos, foi a trama da história, David Dortort, o criador da série e recentemente falecido neste mês (05/09/2010), pensou em um drama familiar, um pai viuvo e três filhos de mulheres diferentes.
 Os americanos fascinados pela família tradicional, tiveram a principio um choque, pois pelo enredo comentado nas notícias, dava-se a entender que era algo completamente fora do padrão familiar, mas depois que começou a passar Bonanza na tv, se veio a grande surpresa, que foi o fato dos quatro personagens, mesmo cada um de uma mãe, e um pai viúvo formarem uma sólida e padronizada família.

 HISTORIA:

 Conta a Saga da família Cartwright, começada pelo patriarca, Ben Cartwright. que com muita luta constrói um "império" ,uma grande parte de terras situada no estado de Nevada, nada mais nada menos nomeada de Ponderosa, ou melhor o famoso "Rancho Ponderosa". Lá vivem Ben Cartwright e seus três filhos: Adam, Hoss e Little Joe. Fora as centenas de funcionários que trabalham na fazenda, mas tem um em especial que cozinha para a família que é Hop Sing.

Little Joe, Hoss, Ben e Adam
 PERSONAGENS:


 Ben Cartwright (Lorne Greene)



 Um pai, respeitado, por todos da cidade vizinha do rancho, Virginia City. Casou-se três vezes, no primeiro casamento teve Adam Cartwright. Nesta época ele passa por momentos difíceis, sua mulher morreu e levou o sonho de fazer fortuna e conseguiu. Logo após teve Eric Cartwright, com outra esposa, e por fim com outra esposa teve Joseph Cartwright. Ben é uma pessoa sábia, um grande chefe de família, que lidera os três filhos com valores. Um cavalheiro e honesto homem.Sempre com seu cavalo bege.







Adam Cartwright (Pernell Roberts)




 Como filho mais, velho, ele é o cabeça da turma, é o que esta com seus livros, e que leva mais a sério as diversas situações que eles enfrentam, fiel escudeiro do pai. E como primogênito, leva a imagem de segundo em comando, colocando seus conceitos e valores acima de tudo, Quase sempre de preto, mostrando sua autoridade. Adam seria a parte racional de Ben.








Eric Cartwright (Dan Blocker)



  Mais conhecido como Hoss (alguem alegre), é um sujeito "bonachão", gordo, engraçado, emotivo. E que se envolve pelas causas de todo mundo que aparece, tanto que muitas vezes é feito de bobo da história.
Muito sensível, e sempre com seu chapeu longo e alto na cabeça. Hoss seria a parte emocional ( o coração) de Ben.







Joseph Cartwright (Michael Landon)



 Conhecido como Little Joe, o caçula, o aventureiro, o destemido e descobridor, como uma criança na família, ele é quem agita a casa com toda sua mocidade e  irreverência, se metendo na maior com problemas relacionado as paqueras.
Sempre com seu fiel cavalo malhado. Little Joe seria a parte desbravadora de Ben.







Hop Sing
 Hop Sing (Victor Sen Yung)

  Chinês, mordomo da casa, e um cozinheiro de mão cheia, atrapalhado,
meio desligado aos problemas em sua volta, e as vezes curiosamente
apareciam seus parentes chineses, muitas vezes trazendo mais
problemas ou então, para ajudar, quando se tratava de algum
caso chinês.


 TRAMAS:

  As histórias, se passavam ou no próprio rancho, ou em Virginia City, ou então em outras regiões que os  Cartwright´s viajavam. O criador e produtor David Dortort mantinha o padrão de agregar valores morais a cada episódio, em dramas da vida, e as vezes intercalava episódios cômicos, que na maioria das vezes se passavam com Hoss. Fora os romances que se passavam em alguns episódios envolvendo os quatro protagonistas.
 Em 1965 na sexta temporada de Bonanza, o ator Pernell Roberts (Adam) deixa a série. Considerado nos bastidores da série como o "encrenqueiro de Ponderosa", ele consegue se desprender do contrato e por fim deixar a série, algo que ele já queria ter feito antes, pois sempre achava algum defeito ou no seu personagem ou nas histórias, que tomava parte. Com a saída de Adam, o trio Ben, Joe e Hoss, ficaram ainda mais unificados, e outrospersonagens entraram no elenco:
Ben e seu novo filho Jamie Hunter

      Candy (David Canary) Foi introduzido como capataz de Ponderosa, que permaneceu ate a décima segunda temporada. Com sua saída os Cartwright´s adotaram Jamie Hunter (Mitch Vogel), um órfão alegre e cheio de vitalidade, atraindo um público mais jovem ao seriado.


       Jamie deu uma nova cara a família, Ben fez tal como com seus
filhos biológicos, agregando valores e ensinamentos de amor, gratidão e compaixão. Como descrevi cada um de seus filhos, sendo Adam (cabeça), Hoss (Coração) e Little Joe (Juventude), seu novo filho veio como A Esperança, que nunca se apagou, mas se reacendeu com a vinda do garoto.



O FIM:

 Mesmo com a saída de Adam a audiência da série não caiu, continuou perdurando por anos, só começou a preocupar por meados da década de 70, ate que o coração que Bonanza nos deixou, Dan Blocker (Hoss)Morreu repentinamente no dia 13 de maio de 1972, vítima de insuficiência respiratória e ataque cardíaco, aos 43 anos de idade, justamente no intervalo entre as temporadas 13 e 14.
 A morte de Blocker foi como um golpe de misericórdia, parecia que algo fora retirado da alma do seriado. A audiência continuava a despencar e em janeiro de 1973, foi finalmente cancelada. Bonanza teve 14 temporadas, 431 episódios e é até hoje considerado a segunda maior série de teve no gênero faroeste, perdendo somente para o seriado Gunsmoke, com 635 episódios em 20 temporadas.

ABERTURA: 

  

Curiosidades:

-No Brasil, o seriado começou a ser apresentado em 1963, aos sábados, às 20:55 hs, na extinta TV Tupi, onde se firmou como um dos seriados de maior sucesso da época.
-Foram feitos os seguintes filmes baseados em Bonanza: Bonanza: The Next Generation(1988), Bonanza: The Return (1993) e Bonanza: Under Attack (1995). Em 2001 foi feita a prequela Ponderosa, dirigida por Kevin James Dobson e filmada na Austrália. Nenhum dos filmes tiveram a participação dos protagonistas, telefilmes considerados obsoletos.
-Victor Sen Young  morreu pobre e sozinho aos 65 anos, devido a um vazamento de gás do fogão de seu apartamento alugado.
-Aqui no Brasil foi dublado pelo estudio de grande relevância AIC/SP.
-Michael, Lorne e Dan eram grandes amigos dentro e fora da série, chegando ate a investirem em negócios juntos.   
-O Ator Pernell Roberts durante a série ja usava uma peruquinha, pois já era calvo. 
-A inesquecível música de abertura da série composta por Jay Livington e Ray Evan, fazendo assim a abertura da série, ficar na memória dos anais da tv.

LEGADO:


 A série Bonanza continua viva até hoje, cada vez mais agregando novos fãs, e atingindo ainda produtos com a sua marca, uma série como essa viverá por muitos anos, pois esta 
colocada na prateleira da memória cult de todos os tempos.

(FONTE: BLOG cineconhecimento.blogspot.com)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Meus amigos e amigas sejam sempre bem vindos, eu agradeço aos gentis e inteligentes comentários no meu humilde espaço de reflexão, expressão e comunicação. Espero o seu retorno. Um forte abraço.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails

Arquivo do blog