quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Adeus grande dama da música.



Etta James (nascida Jamesetta Hawkins; Los Angeles, 25 de Janeiro de 1938 - Riverside, 20 de Janeiro de 2012), também conhecida pelo apelido de Miss Peaches, foi uma cantora americana de Blues, R&B, Jazz e Gospel

Etta James nasceu em Los Angeles, California filha de Dorothy Hawkins, uma afro-americana, mãe solteira aos 16 anos. Nascida de duas raças diferentes, Etta procurou saber quem era seu pai, desconhecido até então, sua mãe diz ser Minnesota Fats e do qual ela recebia pensão na condição de manter segredo sobre sua paternidade.
Ela teve o seu primeiro contacto com a música aos 5 anos de idade, tendo aulas com James Earle Hines, director musical da escola Echoes of Eden da Igreja Batista de St. Paul, em Los Angeles.
Sua família mudou-se para São Francisco, Califórnia, em 1950, e em 1952 Etta e mais duas amigas formaram o trio (As Creolettes), o qual viria a chamar a atenção de Johnny Otis. Otis inverteu as sílabas do seu nome para lhe dar uma melhor sonoridade assim surgindo o seu nome artístico. A partir daí Otis investiu na garota começando a gravar os seus primeiros temas.

Começo da fama e carreira

Sua primeira gravação, e seu primeiro êxito R&B, foi de sua própria autoria, "The Wallflower (Dance with Me, Henry)", uma música-resposta para a músia de Hank Ballard, "Work with Me, Annie". Em 1954, Etta gravou juntamente com a banda de Otis e com Richard Berry, o qual cantava a segunda voz. A canção não estava totalmente boa, e foi re-escrita por Georgia Gibbs, ganhando o título de "Dance with Me, Henry". Também gravou momentaneamente o Etta James & the Peaches, com diversos hits e foi contratada mais tarde pela Chess Records em 1960.
Saiu em turnê com Johnny "Guitar" Watson juntamente com Otis nos anos '50 e foi citada por Watson como a penúltima influência em seu estilo.
Ela lançou vários duetos com Harvey Fuqua (de The Moonglows), do qual surgiu o seu maior sucesso já gravado, a belissima e clássica "At Last". A canção, que apareceu juntamente com outros êxitos como "All I Could Do Was Cry" e "Trust in Me", foi incluída no seu álbum de estreia, "At Last".
Etta James teve um sério problema de drogas e romances mal sucedidos, que interferiram em sua carreira. Posteriormente ela tem problemas com a obesidade (chegando a ter quase 200 kg), que levaram-na a fazer uma cirurgia gástrica em 2003, fazendo-a perder quase 100kgs. Em 2003 Etta James recebeu uma estrela na Calçada da Fama de Hollywood. Atualmente, Etta fez tours pela América junto com seus dois filhos, Donto e Sametto. Em 2011, cantou com Flo Rida, na musica Good Feeling, com uma participação não-creditada. Cinco dias antes de seu aniversário de 74 anos, ela finalmente sucumbiu à leucemia e outras doenças no Riverside Community Hospital, na cidade de Riverside, na Califórnia.

Discografia

At Last! - (1960)
The Second Time Around (1961)
Etta James Rocks the House [LIVE] (1964)
Tell Mama (1968)
Come A Little Closer (1974)
Deep in the Night (1978)
Seven Year Itch (1990)
Stickin' to My Guns (1990)
The Right Time (1992)
How Strong Is a Woman: The Island Sessions (1993)
Live from San Francisco (1995)
These Foolish Things : The Classic Balladry Of Etta James (1995)
The Gospel Soul Of Etta James
Matriarch of the Blues - (2000)
Blue Gardenia - (2001)
Burnin' Down the House: Live at the House of Blues (2002)
Let's Roll - (2003)
Blues to The Bone (2004)
All the Way - (2006)
Etta James (2006)
[editar]Coletâneas

The Essential Etta James (1993)
Etta James: Her Best (The Chess 50th Anniversary Collection) (1997)
20th Century Masters: The Best Of Etta James (Millennium Collection) (1999)
The Chess Box (2000)
Love Songs (2001)
Gold (2007)
Playlist: The Best of Etta James (2009)
The Definitive Collection (2006)
The Inspirational Collection (2009)















6 comentários:

  1. A história dela é linda. Valeu pela informação. Abçs.

    ResponderExcluir
  2. Adoro as músicas dela ... ela deixou muitas músicas lindas!!! Bjuuuss

    ResponderExcluir
  3. boa tarde Carlos...
    Há um filme sobre a Cadillac Records onde aparece o trecho do início da carreira dela, grande intérprete que se firmou ao longo da história. Para os fãs - feito eu - de blues, jazz, grande perda...
    Abraço,
    Adh

    ResponderExcluir
  4. Gosto muito de ler sobre grandes celebridades da música, e Etta James, tinha uma voz deliciosa e uma interpretação que dava vida as melodias.
    Grande perda, e bem perto da data em que iria comemorar mais um ano de vida.

    Abraços meu amigo.

    ResponderExcluir
  5. Mais uma diva que se vai... Quanto mais ouço suas interpretações, percebo que será insubstituível. At Last só ela poderia cantar...

    Beijocas!

    ResponderExcluir
  6. Obrigada por compartilhar sobre ela, nao tinha toda essa informacao!
    Sandra
    http://projetandopessoas.blogspot.com//

    ResponderExcluir

Meus amigos e amigas sejam sempre bem vindos, eu agradeço aos gentis e inteligentes comentários no meu humilde espaço de reflexão, expressão e comunicação. Espero o seu retorno. Um forte abraço.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails

Arquivo do blog