segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Baú do Carlinhos



radios-09
Nas ondas do Rádio
on_air_sign_flash_md_wht
O rádio foi um dos mais importantes meios de comunicação em minha formação de cidadão e profissional. A cidadania me parece que começa quando nós somos conscientemente inseridos no meio social em que vivemos, e a minha leitura deste meio social veio, certamente, através do rádio, que era o veículo de comunicação de maior acesso em minha infância e adolescência.
Através do rádio eu tinha contato com a realidade do dia-a-dia , o cotidiano, muitas vezes violento da cidade, com a fantasia das novelas do rádio e com os programas de auditório e humorísticos . E com o mais importante e fantástico meio formador e educacional para um indivíduo: o Esporte, principalmente o Futebol. Foi através do rádio que o Futebol e o Basquetebol entraram em minha vida, ouvindo e torcendo pelos grandes ídolos desses esportes.
Vivemos um momento de crescente modernidade e novidades. No que se refere às novas tecnologias de informação, a velocidade com que surgem novos e maravilhosos veículos transmissores de cultura, entretenimento e lazer é enorme. O rádio possui ainda um espaço neste disputado meio, logicamente que menos atrativo, mas ainda muito veloz e produtivo. Cabe aos profissionais, interessados em trabalhar o rádio como meio de transmissão cultural e educacional, usarem de criatividade e força de vontade, para que o seu uso e interesse  voltem a crescer.
imagesghfhdfh
A escola e os gestores da Educação, atualmente, pouco ou quase nada têm valorizado o rádio. Os investimentos e a sua inserção no meio escolar é muito pequena. O desinteresse dos alunos e professores vem desta falta de investimento neste poderoso meio de comunicação.
Eu vejo um potencial enorme no rádio como um veículo que ainda poderá render muitos projetos criativos e úteis para o processo de ensino e aprendizagem nas unidades escolares em nosso país. Sem querer ser redundante, para que isso aconteça, precisamos, com urgência, é de estímulo, muita formação, recursos materiais e financeiros.
C@UROSA37924vd13

3 comentários:

  1. e pensar que eu já cantei num programa de rádio..rs

    bem falado..concordo plenamente contigo.

    bjs.Sol

    ResponderExcluir
  2. Poderoso meio de comunicação, Cau. Uma rádio interna - dentro da escola - falando aos alunos de todas as faixas, à entrada, saída, recreio, é uma ferramenta preciosíssima. Vivenciei a ideia em escola onde trabalhei.

    Beijocas.

    ResponderExcluir
  3. Teu texto é bastante pertinente, Carlos. Eu adoro rádio... Muitas vezes deixo de colocar um cd pra ficar navegando nas suas ondas, ouvindo músicas aleatórias.

    Beijo!

    ResponderExcluir

Meus amigos e amigas sejam sempre bem vindos, eu agradeço aos gentis e inteligentes comentários no meu humilde espaço de reflexão, expressão e comunicação. Espero o seu retorno. Um forte abraço.

  Um dia ameno de outono, um dia de frescor, sinal de paz, um dia para comemorar a vida, um dia para levantar as mãos para o céu, um dia par...