segunda-feira, 7 de novembro de 2011

PENSAMENTOS MODERNOS



PENSAMENTOS  DE ABRAHAM MASLOW



*O homem criativo não é um homem comum ao qual se acrescentou algo. Criativo é o homem comum do qual nada se tirou.

*O que é necessário para mudar uma pessoa é mudar sua consciência de si mesma

*Para quem só sabe usar martelo, todo problema é um prego.


*Podemos escolher recuar em direção à segurança ou avançar em direção ao crescimento. A opção pelo crescimento tem que ser feita repetidas vezes. E o medo tem que ser superado a cada momento.






Abraham Maslow (1 de Abril de 1908, Nova Iorque — 8 de Junho de 1970, Califórnia) foi um psicólogo americano, conhecido pela proposta hierarquia de necessidades de Maslow. Trabalhou no MIT, fundando o centro de pesquisa National Laboratories for Group Dynamics.
A pesquisa mais famosa foi realizada em 1946, em Connecticut, numa área de conflitos entre as comunidades negra e judaica. Aqui, ele concluiu que reunir grupos de pessoas era uma das melhores formas de expor as áreas de conflito. Estes grupos, denominados T-groups (o «T» significa training, ou seja, formação), tinham como teoria subjacente o fato de os padrões comportamentais terem que ser «descongelados» antes de serem alterados e depois «congelados» novamente — os T-groups eram uma forma de fazer com que isto acontecesse.

Maslow trouxe, para a psicologia que havia fundado, estudos sobre a pirâmide de necessidades humanas. Para ele, as necessidades fisiológicas precisam ser saciadas para que se precise saciar as necessidades de segurança. Estas, se saciadas, abrem campo para as necessidades sociais, que se saciadas, abrem espaço para as necessidades de auto-estima. Se uma destas necessidades não está saciada, há a incongruência. Quando todas estiverem de acordo, abre-se espaço para a auto-realização, que é um aspecto de felicidade do indivíduo.

Maslow estava insatisfeito com sua própria teoria, dizendo que faltava-lhe o fato de o homem ser um ser espiritualizado. Para ele, era importante a espiritualidade e as características da consciência alterada, teoria de Stanislav Grof. Criou então, com ajuda de outros psicólogos, uma teoria que era abrangente nesse aspecto. Incorporou ideias de Carl G. Jung, que era um estudioso dos aspectos transcendentais da consciência, na Psicologia transpessoal. Esta fala de vários níveis de consciência, que vão do mais obscuro, (a sombra), até o mais alto grau de consciência, o transpessoal. Por ter seu foco na consciência e seus aspectos, foi também chamada de psicologia da consciência. Seu estudo é recente e traz características que necessitam de um aprofundamento maior.

(fonte: wikipedia, netpesquisa, google.com)

11 comentários:

  1. Agradeço a visita
    Quando os amigos nos visitam rejubilamos.

    Aqui hoje é para ler e interiorizar. Pensamentos com raízes que nos obrigam a rever a nossa maneira de ser e estar.

    ResponderExcluir
  2. pensamentos quenos fazem pensar e tentar mudar em alguns aspectos..
    boa semana pra vc..

    bjs.Sol

    ResponderExcluir
  3. Meu amigo reflexivo, e por consequência, inquieto...Escolho a primeira frase como a minha preferida. Nem sempre é preciso rebuscamento, o comum pode sim ser interessante.

    Beijos gloriosamente chateados com as lambanças que nosso time anda fazendo.

    Boa semana!

    ResponderExcluir
  4. Bela seleção de pensamentos trouxeste aqui! Que teu dia seja lindo! abração,chica

    ResponderExcluir
  5. Carlos,
    cada palavra bem preciosa aqui.
    Belo texto!
    Um abraço meu amigo.

    ResponderExcluir
  6. Belos pensamentos meu amigo,,,sempre bom pra nos fazer refletir...abraços de bom dia pra ti.

    ResponderExcluir
  7. Prezado Carlos!
    Muito oportunos os pensamentos de Maslow que faleceu em 1970! Grande abraço,
    Adh

    ResponderExcluir
  8. Olá C@urosa! Interessante este post, não sabia disso psicólogo, mas vejo que é uma eminência. Tem palavras muito sábias.
    Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  9. Oi Carlos,

    Sabe, já gostei deste cara e estou levando um dos seus pensamentos pra mim.

    Obrigada pela visita e pela postagem.

    Beijinhos

    Maria

    ResponderExcluir
  10. Bom, muito bom!

    Refletir e aprender um pouco mais.

    ResponderExcluir
  11. Refleti sobre cada um, Cau. Excelentes!

    Beijocas de sua leitora.

    ResponderExcluir

Meus amigos e amigas sejam sempre bem vindos, eu agradeço aos gentis e inteligentes comentários no meu humilde espaço de reflexão, expressão e comunicação. Espero o seu retorno. Um forte abraço.

  Um dia ameno de outono, um dia de frescor, sinal de paz, um dia para comemorar a vida, um dia para levantar as mãos para o céu, um dia par...