segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Do baú do Carlinhos


O livro, a leitura e as novas mídias

imagestexA leitura entrou em minha vida através dos  “famigerados”  Gibis. As histórias em quadrinhos, foram , por vários anos,  a minha paixão, era leitor compulsivo , cheguei a ter uma  coleção de quinhentas revistas. O livro surgiu  na forma de livro de bolso. As aventuras dos vaqueiros do velho oeste e os detetives vieram para substituir o fascínio pelos gibis.  Daí para frente, não parei mais de ler, o livro está sempre presente, seja o livro técnico ou a literatura mais prazerosa e descontraida.
imagesnnbgrtsO livro, a curto e médio prazo não será substituído por outra mídia, quer seja o computador , a internet ou qualquer outro meio. Porém, não podemos  ficar amedrontados com novas tecnologias futuras, pois o homem é senhor do seu tempo e não será nenhuma surpresa se a geração da minha filha desenvolver o gosto pela leitura usando um  “livro eletrônico”.imagesliele
A literatura, sem dúvida , sofrerá   “mutações”, se para o bem ou para o mal, só o tempo dirá. No entanto, os grandes clássicos da literatura mundial sempre serão lidos, sob qualquer forma de mídia e isto para  mim  é o que deve ter importância.
O acesso à informações , a meu ver independe de um único veículo. A educação deve estimular o aluno, em seu período de formação , na busca prazerosa, consciente e crítica de assuntos relevantes,  de interesses formativos, técnicos e lúdicos.
images7A leitura e a escrita, estarão sempre presentes na vida do homem.  A forma em que se dará,  estará sempre ligada aos momentos de transformação social e tecnológicos pelos quais a sociedade passará. Deveremos, pois, estar preparados para receber as mudanças, seja através de novos comportamentos, seja através de novas tecnologias. O fio condutor será sempre a comunicação entre as pessoas e a sua consequente formação para que o objetivo de interação social da pessoa humana, por meio da leitura e da escrita seja atingido.imageshjfhf
CAUROSAlivres-09 Texto publica em 22/09/2009

12 comentários:

  1. Uma ótima forma de se iniciar na leitura... foi assim que tudo começou comigo.

    Beijo carinhoso.

    ResponderExcluir
  2. Fala meu amigo Botafosanguense como eu! Tudo bem? A música aqui está uma delicia, você poderia enviar o código pra mim. Abraço

    São cada vez mais as evidências de que ler faz bem à saúde. Estudos realizados por diferentes instituições de ensino superior internacionais revelam que os benefícios vão desde a memória e do aumento da plasticidade do cérebro à melhoria das relações interpessoais e da empatia, passando, até, pela redução da pressão arterial.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá meu amigo Tossan, pois é ler é um prazer intenso... quanto a música, não sei se o repertório todo te agrada, vou ver com se faz o código e logo te mando.

      Excluir
  3. Meu amigo eu li até Fotonovela (Putz! É a primeira vez que revelo isso aqui na blogosfera)
    Acho que a coisa é mais ou menos por ai o importante é ler sejaum livro ,gibi ou na internet e incentivar o Hábito da leitura dos seus filhos e amigos outra coisa muito se reclama do preço dos livros (e até com uma certa razão) mas temos ótimas Bibliotecas Pública com Grandes acervo taí um bom local para ir com os filhos falta uma melhor divulgação pela escolas que só obrigam os alunos ir nas Bibliotecas para copiar uma pesquisa!
    Mas tô fugindo totalmente de assunto tudo que você escreveu eu só tenho que assinar embaixo concordo com tudo! Um abraço e obrigado pelo generoso carinho com meu trabalho! Parabens pelo post muito bem elaborado e sensivel! Tudo de bom em tudo e sempre meu amigo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é meu amigo eu também lia as fotonovelas, minha prima as colecionava e eram bem ingênuas e não apelavam para o sexo sem sentido.

      Excluir
  4. Olá amigo, é óptimo o bichinho o da leitura, pois nos tempos que correm e com os computadores os jovens, vão perdendo um pouco esse hábito tão saudável como eficaz, para se escrever melhor. Também li livros aos quadradinhos e ainda hoje gosto. Beijos com carinho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá rosa-branca, agradeço a gentil visita. Esse bichinho é sempre bem vindo em nossa vida.

      Excluir
  5. E um baú que motiva a leitura,,,incentiva ao conhecimento,,,abraços fraternos amigo e uma bela semana pra ti...paz e poesias sempre....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois meu bom amigo poeta, paz e harmonia para todos nós.

      Excluir
  6. A leitura é uma amiga que só nos acrescenta. Legal !!! abração,tudo de bom,chica

    ResponderExcluir

Meus amigos e amigas sejam sempre bem vindos, eu agradeço aos gentis e inteligentes comentários no meu humilde espaço de reflexão, expressão e comunicação. Espero o seu retorno. Um forte abraço.

  Um dia ameno de outono, um dia de frescor, sinal de paz, um dia para comemorar a vida, um dia para levantar as mãos para o céu, um dia par...